Estive Pensando...


Sobre qual o sentido de uma briga...
Qual a razão que faz alguém que estava bem, brigar a ponto de explodir?
Acho que a razão nada tem a ver com isso afinal....
Porque se tivéssemos razão, não rigaríamos porque saberíamos que brigar não leva a nada...
Então eu vivo me perguntando constantemente se eu estava certa ou errada.
Porque as pessoas brigam?
Será que é porque elas gritam primeiro e ouvem depois?
Será que é mais conveniente destruir o clima de paz pra depois tentar ver se tudo melhora?
Não faço ideia.. Bom, acho que na verdade faço alguma ideia sim.
As pessoas brigam por que são idiotas...
Elas preferem gritar o seu ponto de vista para o mundo como se não houvesse outra alternativa e acham que o outro também não tem seu próprio pensar.
Elas brigam porque é mais fácil se exaltar do que tentar manter a calma.
Pra ter calma você precisa de paciência, perseverança e compreensão, e pra se exaltar precisa quase que praticamente um olhar torto e um pouquinho de ódio no coração.
Mas na hora do stress quem vem primeiro?
Acha que ali na hora do bate boca, alguém vai parar pra ter perseverança contra aquele que o esta ofendendo ou indo contra os seus princípios?
Ah ta bom...
Nosso problema é que nossas metas são tão confusas que nos perdemos no meio do trajeto.
Qual é o propósito da humanidade?
Eu pensava que era aprender sobre as leis de Deus, ser bom para com o outro, amá-lo e respeitá-lo, e ajudá-lo no que precisa.
Mas estamos fazendo isso?
Olhe lá no fundo do seu coração e reflita sobre aquele momento de desentendimento quando alguém fez uma brincadeirinha que pra você não foi legal e você ficou ressentida... Você foi legal com ele ao falar - olha meu amigo, por favor não faça mais isso, eu não gostei e ficaria chateado se acontecesse de novo - ou você já foi rude e grosseira com ele e logo na primeira palavra já deu uma patada e foi agressiva o resto da conversa ao lado dele?
No momento da raiva, nunca paramos pra pensar naquilo que dizemos, nós vamos reparar nisso depois, lá no final, onde a merda já esta feita.
Depois, não adianta se desculpar, pois a amizade já foi baqueada, o coração já foi ofendido, a dignidade já foi afetada, e o que era antes não volta a ser depois da desculpa.
Não digo que não temos que nos desculpar, é claro que temos, é mais do que uma obrigação pedir desculpas àquele que ofendemos, não importa se estávamos certos ou errados.
O que quero dizer, é que seria muito mais fácil se fossemos mais racionais e não agíssemos como animais, no impulso e na agressividade de se defender. Se tivéssemos o costume de conversar civilizadamente, poderíamos evitar tantos descontentamentos...
É sempre mais pratico chingar do que ouvir ou aceitar.
É sempre mais cômodo ofender e depois pedir desculpas e fingir que ficou tudo bem.
Seria mais digno termos uma postura mais humana e educada, e tentarmos ouvir e chegar numa solução, sem ter que brigar.
Você é um ser racional?
Então porque não começa a demonstrar isso e tenha mais dignidade ao ouvir alguém e ao falar com alguém, pra que depois, lá no fim, você possa olhar para trás e dizer:
"eu fui bom e honesto, ouvi, falei, aprendi a ser educado, e mesmo que não tenham sido assim comigo, eu os respeitei, e tenho orgulho de mim agora".

Nenhum comentário: